×

Categorias

  • Aberje
  • Coach
  • Comunicação
  • Mídia
  • Palestra
  • Sem categoria

Tags

Aberje Análise Biden Brasileiro Carlos Alberto Sardenberg CBN CBN BRASIL Ciência Coach Comunicar para Liderar comunicação Comunicação e Liderança Congresso Copa do Mundo Criatividade dicas Discurso Eleições Emoção EUA Felicidade Fono Fonoaudiologia Freddie Mercury Lançamento Leny Leny Kyrillos Liderança Live Livraria Cultura Livro Líder Mentira mulher Neymar Oscar Palestra Pandemia Podcast Rádio Sardenberg Talk Show Trump USP Voz

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Recent Comments

    Recent Posts

    • Podcast Nota 6 – Comunicação é ciência e arte

      Nota 6 · #118 – Comunicação é ciência e a...
    • II Simpósio de Medicina e Espiritualidade

      O Simpósio de Medicina e Espiritualidade, em su...

    RSS Feed desconhecido

    Search

    Tag Cloud

    Aberje Análise Biden Brasileiro Carlos Alberto Sardenberg CBN CBN BRASIL Ciência Coach Comunicar para Liderar comunicação Comunicação e Liderança Congresso Copa do Mundo Criatividade dicas Discurso Eleições Emoção EUA Felicidade Fono Fonoaudiologia Freddie Mercury Lançamento Leny Leny Kyrillos Liderança Live Livraria Cultura Livro Líder Mentira mulher Neymar Oscar Palestra Pandemia Podcast Rádio Sardenberg Talk Show Trump USP Voz

    Text

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. In in lorem sit amet ligula feugiat vulputate vel vitae quam. Cras posuere imperdiet lorem, in aliquam urn

    SIGN IN YOUR ACCOUNT TO HAVE ACCESS TO DIFFERENT FEATURES

    FORGOT YOUR PASSWORD?

    FORGOT YOUR DETAILS?

    AAH, WAIT, I REMEMBER NOW!
    • LOGIN
    • SUPPORT

    Leny Kyrillos

    • Profissional
    • Atendimentos
    • Na Mídia
    • Livros
    • Contato
    ENTRE EM CONTATO
    • Home
    • Aberje
    • Comunicação não violenta
    8 de março de 2021

    Comunicação não violenta

    segunda-feira, 01 agosto 2016 / Publicado em Aberje, Coach

    Comunicação não violenta

    Pessoas que tem problemas de comunicação sofrem e praticam mais violência. Este é o resultado de um pool de artigos científicos que avaliou esses dois aspectos, e encontrou relações significantes.

    Comunicação é realmente um processo delicado… É muito frequente gerarmos mal entendidos! Quando nos comunicamos bem, temos do outro a reação esperada. Quando a comunicação ocorre de modo inadequado, transmitimos a mensagem equivocada, provocamos distorções… E o outro reage mal! Esse processo acontece assim no nosso dia a dia, nas relações pessoais, nas relações de trabalho, em todas as nossas interações.

    Além disso, há situações já hostis de saída: relações de conflito, mensagens polêmicas, desagradáveis, difíceis de serem assimiladas e aceitas. Nesses casos, qualquer descuido pode colocar tudo a perder, e as desavenças se desenvolvem ou se perpetuam.

    O Dr Marshall Rosenberg sabia bem o que é isso. Psicólogo americano, judeu, ele sofreu na pele as dificuldades de relações hostis, e passou a se especializar em interações satisfatórias em situações de conflito. Segundo ele, quando “perdemos as estribeiras” geralmente reagimos de modo violento, agressivo; porém, a melhor saída seria respondermos, conscientes e com atenção clara. Trata-se de trazermos para nós a responsabilidade e a autonomia das nossas ações! Tem a ver com a nossa capacidade de nos mantermos compassivos, e de praticarmos a empatia para falar e ouvir o outro nesses momentos.

    De maneira mais prática, ele propõe que ao sermos confrontados por uma situação hostil, procuremos elaborar o nosso discurso baseado em quatro passos:

    – Observação: é importante descrever a ação que nos incomoda, de modo concreto, sem julgamento, sem avaliar o outro

    – Sentimento: precisamos dizer como nos sentimos em relação ao fato que observamos

    – Necessidades: situar quais necessidades, valores, desejos, estão gerando nosso sentimento

    – Pedido: a parte final da conversa consiste em pedirmos ao outro claramente a ação concreta que nós esperamos dele

    Por exemplo: se você está fazendo uma apresentação no palco, e alguém o interrompe grosseiramente, é interessante evitar reagir de modo igualmente agressivo, e organizar a sua fala mais ou menos assim:

    “Percebo que a minha exposição sobre esse tema te incomoda muito. Eu me sinto descontente por não atender à sua expectativa. Quero muito que você me entenda. Você poderia por favor especificar quais são os pontos que você discorda?”

    Uau! Haja controle emocional! Porém, vale muito a pena. Uma colocação assim mostra claramente que você está no controle pleno da situação, e ao mesmo tempo desarma a agressividade do seu interlocutor. Ponto pra você!

    Há inúmeras aplicações dessa forma de comunicação, em nosso dia a dia e em nossas relações de trabalho. Apesar de exigir certa atenção e empenho de nossa parte, é maravilhoso podermos construir a percepção de equilíbrio e assertividade nas nossas relações mais delicadas. E é justamente essa maturidade que se espera de um verdadeiro líder.

    Clique aqui e leia todas as publicações de Leny Kyrillos na Aberje.

    Leia também:

    Embates são negativos para as discussões
    Liderança Feminina
    Bons inícios de discursos são fundamentais garantir o interesse do interlocutor

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquisar

    Categorias

    • Aberje
    • Coach
    • Comunicação
    • Mídia
    • Palestra
    • Sem categoria
    TOP

    Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência

    Mais informações
    •  

    •  

    •  

    •  

    Leny Kyrillos
    • Profissional
    • Atendimentos
    • Na Mídia
    • Livros
    • Contato
    Configurações de PrivacidadePerformance / Analytics

    Configurações de Privacidade

    Este site utiliza cookies e serviços de terceiros para melhorar a sua experiências. Os cookies e serviços utilizados e como eles impactam na sua visita a este site, estão especificados à esquerda. Você pode selecionar e mudar as configurações a qualquer momento.

    NOTA: Estas configurações serão aplicadas somente a este navegador e dispositivo.

    Performance / Analytics

    Os cookies do Google Analytics nos permitem contar visitas e fontes de tráfego, e saber como os usuários estão navegando por esta página. Desta forma, é possível medir e melhorar o desempenho do nosso site. Todas as informações que esses cookies coletam são anônimas. Se você não permitir esses cookies, não saberemos quando você visitou nosso site.

    Salvar configurações