Na nossa série sobre emoções básicas, vamos abordar hoje o nojo.
Trata-se de uma emoção que sinaliza recusa e descontentamento. Podemos perceber essa emoção observando rugas à volta do nariz. Pense, por exemplo, em abrir o refrigerador e sentir o cheiro de um queijo rançoso, estragado. Provavelmente, você vai expressar nojo, com uma expressão facial de rugas aparecendo em torno do nariz.
Essa reação é uma resposta a odores desagradáveis e nos permite “fechar” temporariamente os canais olfatórios, contraindo os músculos do nariz. Evolutivamente, o nojo alertava os membros de uma tribo de que um alimento estava podre e não deveria ser consumido.
Nos dias de hoje, a expressão de nojo ou aversão pode ocorrer quando não gostamos de algo que outra pessoa disse ou fez. Em uma negociação, por exemplo, se observarmos essa expressão, é crucial aprofundar nossa argumentação sobre aquele ponto específico ou modificar a apresentação do produto. Caso contrário, corremos o risco de perder o cliente.
Fique atento às expressões do seu interlocutor… E também àquelas que você demonstra! Elas são úteis para que você faça escolhas mais estratégicas.
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