Cuidado com essas palavras que diminuem o seu poder e a importância do que você vai dizer! Pequenas mudanças na linguagem podem impactar significativamente nossa comunicação.
Atenção com as expressões que reduzem o valor do que está sendo dito. A não ser que seja a sua intenção, é preciso ter cuidado com a expressão “eu acho”; ela constrói percepção de insegurança, em lugar de convicção.
Prefira “eu considero”, “eu acredito”, usando um tom de voz firme e confiante. Use expressões de valor, como “quero destacar que”, “tenho convicção”. Se o que você vai dizer for fruto de algo muito particular, prefira “na minha opinião”, “no meu ponto de vista”.
Cuidado com os diminutivos, que reforçam uma tendência natural de infantilidade e submissão; costuma ocorrer tanto diante de pessoas hierarquicamente superiores, quanto em situações nas quais nos sentimos superiores – nesses casos, para não parecermos arrogantes, recorremos ao diminutivo. Desnecessário! Use o substantivo em seu devido grau! Por exemplo, peça “um minuto da atenção”, jamais “um minutinho da atenção”.
Lembre-se sempre: nossas palavras têm poder. Vamos optar por expressões que fortaleçam nossa mensagem e construam confiança em nossas interações.
Recent Comments