No “Comunicação e Liderança” da CBN, dessa semana, Leny Kyrillos respondeu a pergunta da ouvinte Roberta Correa. Ela é fisioterapeuta geriátrica em cuidados paliativos e pediu dicas de como passar uma má notícia para os pacientes e seus familiares.
Os profissionais de saúde são formados para cuidar da pessoa e quando não tem cura, eles tem uma dificuldade para lidar com o tema. O paciente e sua família sentem necessidade de falar sobre o problema, por isso é importante a comunicação.
Leny Kyrillos disse que os profissionais devem se colocar de forma empática, dando atenção e se mostrar disponível. E como falar? A mensagem deve ser passada de forma simples e evitar termos técnicos. Demonstrar acolhimento, olhando nos olhos da pessoa, ter paciência, sem pressa e tom de voz acolhedor é fundamental para fazer uma humanização.
Leny também falou sobre a pesquisa da Doutora Elisabeth Kübler-Ross. O estudou avaliou pacientes com problemas mais graves de saúde e concluiu que eles passam por cinco fases: negação, revolta, barganha com Deus, depressão e aceitação. A última fase é o momento ideal para transformar em ação e fazer a comunicação. Nos momentos difíceis como depressão e revolta, o ideal é evitar fórmulas prontas, como frases “Eu sei que o você está passando”. O profissional de saúde deve ser receptivo e se mostrar a disposição, acolher e escutar o paciente.
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