Hoje vamos falar sobre outra emoção básica: o desprezo.
A palavra desprezo é associada à impressão de superioridade e sarcasmo. Ela pode ser ilustrada com a ideia do “eu é que sei”, ou seja, surge quando estamos em posição de autoridade ou acima hierarquicamente do nosso interlocutor.
O desprezo é a única emoção que gera movimentos faciais assimétricos: só um dos cantos da boca é que sobe. Cuidado para não se iludir: quando observamos esta expressão no outro, enquanto falamos, geralmente não se trata de um sorriso, mas de um sinal de superioridade.
Essa expressão também pode revelar orgulho – no caso de um jogador que escuta o hino nacional ou de um empresário que fala acerca das suas conquistas. É uma expressão semelhante ao desdém, que é uma mistura de aversão e desprezo.
Quando observamos esta expressão na face do outro, no decorrer de uma reunião de negócios, o melhor é passarmos temporariamente o poder para o outro lado e perguntarmos como pode ser melhorada a proposta de forma percebida como justa para ambas as partes.
No plano pessoal, essa é uma das expressões que mais podem prejudicar a interação. Num relacionamento íntimo, por exemplo, quando observamos esta expressão na face da outra pessoa, é um sinal de que é necessário a relação ser reequilibrada rapidamente.
Fique atento aos sinais que o outro emite… E também aos seus! A comunicação transparente, efetiva e afetiva, é o melhor recurso para você estabelecer relações saudáveis.
Recent Comments