No “Comunicação e Liderança” da CBN dessa semana, Leny Kyrillos respondeu uma pergunta de ouvinte que é Gerente de Vendas de uma grande empresa, realiza palestras, mas é gago. Ele já resolveu o problema como psicólogo e fonoaudiólogo, mas sempre que vai falar em público aparece um problema na fala. Ele questiona se é melhor avisar antes de começar a apresentação que pode haver algum ruído durante a comunicação ou não.
De acordo com a Dra. Leny, não se deve avisar sobre um possível problema que irá ocorrer. É melhor evitar chamar atenção sobre uma falha, pois se você avisa antes, as pessoas vão perceber algo que poderia passar batido e isso vira um holofote sobre o problema.
Você iniciaria uma palestra pedindo desculpa por não ter se preparado adequadamente para a apresentação? Se você faz isso, irá promover uma estratégia que não irá funcionar e todos ficarão lembrando que você fez uma palestra sem cuidados.
Para sugerir um tema na coluna, envie um e-mail para comunica@cbn.com.br. Escute o áudio completo clicando no player abaixo: