O que fazer quando seu chefe não para de te criticar?

Culturalmente, é muito comum as pessoas enfatizarem as falhas. Essa é uma estratégia mobilizada pelo nosso cérebro primitivo, o sistema límbico.

É importante identificarmos os nossos pontos fracos para melhorarmos. Porém, estudos mostram que, quando nos direcionamos mais para as forças do que para as fraquezas, nos sentimos melhor e conseguimos nos desenvolver de forma mais interessante.

Isso tem a ver com o chamado “efeito pigmaleão”. Veja que interessante: Num estudo, 20% dos alunos foram escolhidos de forma aleatória e colocados numa lista entregue a professores como os mais inteligentes da turma.

Um ano depois, os pesquisadores constataram que esses alunos foram os melhores em todas as matérias e que, inclusive, tiveram aumento de OI (quociente de inteligência). Eles chamam isso de “profecia autorrealizável”.

Então, o foco naquilo que a pessoa tem de bom faz com que esses pontos se reforcem e se desenvolvam, além de favorecer o desenvolvimento natural dos pontos de cuidado.

Publicações relacionadas

Seja inesquecível

E se você tivesse 20 segundos para conquistar a pessoa que pode mudar a sua vida? Seja em uma entrevista de emprego, uma reunião de negócios,

Leia mais +

Como dizer ‘não’ sem culpa?

Dra. Leny Kyrillos abordou no “Comunicação e Liderança” da CBN o livro do pesquisador Antonio Sacavem, “Aprenda a dizer ‘não’ sem culpas – Como não positivo

Leia mais +

Expert 2018 – XP Investimentos

Dra. Leny Kyrillos participou ao lado do jornalista Milton Jung no Expert 2018, evento organizado pela XP Investimentos. Leny e Milton falaram sobre “Comunicar e liderar:

Leia mais +

Palestra na Unicamp de Limeira

No mês de setembro, a Dra. Leny Kyrillos participou da Semana de Administração e Administração Pública da UNICAMP. Leny conversou com cerca de 150 alunos na

Leia mais +

As emoções e a respiração

A gente costuma negligenciar muito a respiração e sua importância para a nossa saúde. Do ponto de vista simbólico, respirar é trocar com o meio ambiente.

Leia mais +

Entre em contato

Se você busca apoio para desenvolver sua comunicação, sua presença ou a de sua equipe, envie uma mensagem. Estou à disposição para atendimentos, palestras e parcerias.

Vamos conversar?

© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados

O que fazer quando seu chefe não para de te criticar?
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as Políticas de Privacidade
Termos de Uso