Se uma das boas práticas da comunicação é ser assertivo na mensagem transmitida — e é -, não tenha dúvida: evite o tempo verbal pretérito imperfeito quando a sua intenção é explicitar uma ação: “queria”, “pretendia”, por exemplo.
Eles constroem percepção de intenção! Somos mais diretos quando usamos os verbos no tempo presente: quero agradecer, ou até agradeço agora.
Seja assertivo na mensagem e mais concreto nos números! Precisão aqui não é, necessariamente, explicitar número, numeral e algarismo em todas as suas formas.
Dependendo da situação, números redondos fazem mais sentido, e entregam a mensagem mais facilmente, sempre acompanhados das expressões “cerca de”, “por volta de” se forem ilustrados dentro do contexto das pessoas com quem você está conversando, ou seja, relativizados, comparados a analogias concretas, melhor ainda.
Fique atento!

‘Sou mulher, sou líder’: Leny Kyrillos e Cássia Godoy lançam livro sobre liderança feminina
Em uma conversa com Carlos Alberto Sardenberg, a comentarista do CBN Comunicação e Liderança, Leny Kyrillos, e a âncora do CBN Brasil, Cássia Godoy, falam sobre