A partir de uma pergunta de um ouvinte do “Comunicação e Liderança” da CBN desta semana, a Dra. Leny Kyrillos deu dicas de como fazer para ser ouvido nos dias de hoje. Todo mundo fala, pelo celular, pelas redes sociais, mas como fazer para ganhar a atenção do outro?
Leny explica que a riqueza de estímulos é absurda e é desafiador ganhar a atenção e isso deve ser uma meta. Não podemos criar apenas monólogos. Leny cita uma poesia do poeta Rubem Alves chamada “Escutatória”, onde ele reflete que os cursos de oratória fazem sucesso, mas será que um curso para escutar teria demanda?
Para uma pessoa ser ouvida é importante que sejamos relevantes. Como fazer isso? É necessário ter o foco no outro, trazer dados e informações que chamem a atenção do nosso interlocutor e também ser simples, objetivo e direto durante a nossa comunicação.
E para ouvir bem, é importante ter a escuta ativa. Para isso, é necessário olhar nos olhos do interlocutor, é recomendável esvaziar nossos pensamentos e conteúdos que já temos e ter a humildade de esvaziar tudo para colher o que será enviado. Outro ponto é fugir de pré-conceitos e demonstrar que estamos compreendendo, com sinais não-verbais e com sinais com a cabeça.
Escute a coluna completa e deixe o seu comentário.
Recent Comments